UFABC entre as 100 melhores Universidades do Mundo

O ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta sexta-feira, disse que acredita que em alguns anos a UFABC será a melhor Universidade do Brasil. A UFABC (Universidade Federal do ABC) é uma universidade com um projeto de ensino que visa criar um novo modelo de universidade brasileira, o projeto tenta contornar os problemas encontrados nas Universidades tradicionais, criando profissionais para o futuro mercado de trabalho.

A Universidade foi construida na gestão do ex-presidente Lula. “Daqui há alguns anos a UFABC vai estar presente no ranking das 100 melhores universidades do mundo. Estamos utilizando aqui o que há de melhor na tecnologia para que nenhum professor sinta saudades de ter dado aulas na USP ou na Unicamp”, brinca o ex-presidente.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a UFABC nasceu sob o signo da modernidade e da ousadia. “Tenho certeza que ela vai servir como parâmetro para outras instituições no Brasil”, diz. Já o prefeito de Santo André, acredita que é um momento histórico para a região.

A UFABC oferece atualmente dois bacharelados interdisciplinares (bacharelado em Ciência & Tecnologia e em Ciências & Humanidades) e 25 cursos de formação específica. Ao todo são 5.528 alunos na graduação, 510 na pós-graduação e 14 programas de pós-graduação. A UFABC é a única instituição de ensino superior do Brasil com 100% de docentes doutores.

O ex-presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, destacou a importância da UFABC para a região. “A conquista desta universidade é resultado de muitas lutas. Não entendia como uma das regiões mais ricas do País não tinha uma universidade pública”, afirmou Lula.

A Universidade Federal do ABC foi criada em 2005 e, desde setembro de 2006, tem aulas em Santo André.

A Universidade adotou desde o início um projeto pedagógico inovador em que o aluno ingressa em um bacharelado interdisciplinar e apenas após entrar com os eixos básicos do conteúdo ministrado em aula é que escolhe o curso de formação específica.

Segundo o ministro Fernando Haddad. além de São Bernardo, o governo federal está construindo campus da UFABC nas cidades de São Paulo, Santos, Diadema, Guarulhos e Osasco.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s